Do Whatsapp para o Brasil: conheça a história do Clube dos Refrigeristas

Profissionais da climatização automotiva unidos em um só lugar

Você sabia que existe um grupo só com especialistas em manutenção e reparação de condicionador de ar automotivo – mais conhecido como ar-condicionado? É o Clube dos Refrigeristas. Esse clube foi criado pelo carismático Alexsandro Faride Frazão, (muito) mais conhecido como Mineiro.

O Clube surgiu de um grupo de Whatsapp de cinco reparadores de ar-condicionado automotivo que não se conheciam pessoalmente. Até então, o nome daquele grupo era “refrigeristas”.  Esse grupo foi crescendo, crescendo, e mais reparadores da área foram entrando. Foi quando o Mineiro resolveu mudar o nome para Clube dos Refrigeristas. Pouco tempo depois aquele grupo já contava com 150 pessoas. E o Mineiro, que sempre foi entusiasta de redes sociais, ficava até altas horas participando ativamente, conversando, trocando idéias, passando informações técnicas, era uma loucura.

O tempo passou, a coisa ficou séria, e hoje, cinco anos depois, o Clube conta com nada menos que 49 grupos de Whatsapp. “Muitos foram, outros chegaram, e hoje o grupo é bastante eclético. Temos profissionais que estão iniciando na área e temos profissionais com 35 anos de experiência, atendendo o setor”, orgulha-se Mineiro. Sem contar que, nesse meio tempo, em 2017, o Mineiro democratizou seu conhecimento e criou um canal no Youtube (www.youtube.com/CRTREINAMENTOS). O canal, hoje, tem mais de 18 mil inscritos e mais de um milhão de visualizações. E todo esse amor pela profissão e pela troca de conhecimento não parou por aí.  Mineiro, que é um especialista com 30 anos de experiência – dez deles em máquinas agrícolas e caminhões -, viu no Clube a oportunidade de compartilhar tudo que aprendeu em sua carreira, uma vez que a área carece de cursos práticos e objetivos: ele não só dá suas dicas de reparações no Youtube como promove aulas, palestras, cursos presenciais e EADs.  Mas ele garante que ensinar o fez aprender demais.

Mineiro admite que essa união entre profissionais reparadores consegue fazer a diferença, criar corpo e com o corpo criar força para fazer acontecer, seja em melhorias de preço, qualidade de atendimento ou serviço prestado. Hoje, o Clube não fala apenas da reparação de ar condicionado automotivo, mas também sobre elétrica, injeção eletrônica, máquinas mais pesadas, enfim, uma enorme gama de serviços.

Para Mineiro, juntar pessoas com ideias, ideais e ideologias diferentes agrega muito valor, tanto pra vida pessoal quando profissional, porque você não só ensina, mas aprende muito durante a trajetória.  “Meu conselho para a galera que está no mercado, lutando, às vezes patinando é: procure pessoas para agregar valor, para te ensinar, e divida o que você sabe também. Ninguém consegue nada sozinho”, reflete.  Conheça mais sobre o Mineiro e o Clube dos Refrigeristas em: www.clubedosrefrigeristas.com.br