Governo reduz em 10% Imposto de Importação sobre bens de capital e de informática e telecomunicações

Os ministérios da Economia e das Relações Exteriores  anunciaram recentemente a inserção na alíquota do Imposto de Importação de bens de capital (BK) e de Informática e telecomunicações (BIT). De acordo com o comunicado, a redução se justifica decorrente da crise da pandemia de Covid-19 e pela necessidade de poder contar, de forma imediata, com instrumentos que possam contribuir para aliviar seus efeitos negativos sobre a vida e a saúde da população brasileira.

 

Entretanto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou em evento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que a medida está relacionada a uma tentativa de conter a alta de preços.

 

Para comentar sobre a redução do Imposto de bens de capital e as expectativas para o segmento, coloco à disposição Paulo Castelo Branco, economista, com mais de 30 anos de atuação no mercado de automação industrial e presidente-executivo da Abimei (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais). Para agendamento de entrevistas, entre em contato com Gabriela no e-mail gabriela@missaocomunicacao.com.br ou no telefone 11) 94798-1287(Whatsapp).