Grupo UOL cria Edge UOL, marca focada em Edge Computing, 5G e serviços de infraestrutura de TI de última geração

Empresa independente, surgida do spin-off dos negócios de infraestrutura de TI da Compass UOL, terá foco em serviços de inovadores em infraestrutura de TI incluindo Edge Computing e 5G 

A Holding do grupo UOL, que controla a Compass UOL, empresa global de transformação digital, anunciou o spin-off de sua unidade de Serviços de Infraestrutura, criando a Edge UOL. A empresa independente terá foco em 4 pilares principais: Edge Computing, Virtualization Technologies, 5G Cloud Connect e Autonomous Operations, que visam a modernização da infraestrutura de tecnologia das organizações, incluindo arquitetura, implementação e sustentação, com tecnologias, cyber security e governança ágil visando aumentar a sua resiliência, a performance e a escalabilidade. Com isso, a Compass UOL consolidará seu foco no desenvolvimento de soluções para transformação digital de organizações globais, voltada às aplicações, deixando em Edge UOL a especialização em modernização de infraestrutura.

A Edge UOL estenderá seu foco atual em serviços de infraestrutura de última geração, ampliando a ênfase em computação distribuída dadas as novas possibilidades proporcionadas pelas redes 5G. O intuito é ajudar as companhias a reinventar sua arquitetura e infraestrutura digitais, incorporando os benefícios de Edge Computing às suas operações na nuvem, e tecnologia de virtualização, que oferece soluções para desktop, redes, storage e servidores de última geração.  Com centenas de clientes, a nova companhia herdará da Compass UOL a expertise em networking e edge computing, com parcerias firmadas com as maiores empresas globais de tecnologia, como AWS e VMWare.

“Somos reconhecidos como líderes do setor de serviços de infraestrutura e em transformação digital, com mais de 20 anos de experiência. O momento é de expansão, e a Compass UOL considera que criar uma nova operação para acomodar os dois negócios é estratégico para seguir oferecendo uma solução completa aos clientes”, comenta Gil Torquato, CEO da Holding que controla a Compass UOL e a Edge UOL.

Rodrigo Lobo, profissional com larga experiência no Grupo UOL, com passagens pelo UOL e UOL Diveo, está há 22 anos na companhia e atuava como Diretor de Engenharia e Operações. Nesta nova fase, Lobo está à frente da Edge UOL como COO com objetivo de alavancar o uso de novas tecnologias de infraestrutura nas empresas e crescer a nova companhia.

 

“A Edge UOL, assim como a Compass UOL, seguirá priorizando a operação ágil, o desenvolvimento de pessoas, a obsessão pelo cliente e a inovação, buscando excelência em tudo o que fazemos. As empresas seguirão juntas, ajudando clientes a inovar e evoluir em suas áreas de negócios”, comenta Lobo.

A área de Serviços de Infraestrutura da Compass UOL conquistou o reconhecimento de parceiros globais, e a spin-off reproduz essa expertise com sua criação. Em 2021, a Compass UOL conquistou as competências de Networking e Data & Analytics da AWS. A empresa também detém a competência MSP (Managed Service Provider) e ainda é reconhecida como Advanced Consulting Partner com habilitação no Programa Service Delivery, o qual valida os parceiros que têm profundo conhecimento dos serviços da parceira, bem como experiência demonstrada e sucesso comprovado por clientes na prestação desses serviços em Amazon EMR, Amazon EC2 for Windows Server e AWS Direct Connect. Além dessas competências, a Edge UOL nasce Microsoft Gold Partner, VMware Cloud Verified, VMWare Principal Partner Cloud Provider, VMware DRaaS powered e VMware Solution Partner server Virtualization.