Olimpíadas de Tóquio registram grande audiência e alto volume de menções nas redes sociais

Análise da Comscore revela que, no Brasil, o número de ações ultrapassou a marca de 2,2 milhões nas plataformas online. O Twitter foi a rede com o maior volume de conteúdos relacionados aos Jogos

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Fonte: Brandwatch, Jul 23th-Aug 8th, 2021, Brasil

Em relação ao perfil dos usuários que comentaram sobre os Jogos nas redes sociais, a análise da Comscore registrou um equilíbrio entre os gêneros, mas os homens tiveram maior participação, com 52% da audiência.

Já entre os interesses do público olímpico, depois de esporte (82 mil menções), música (51,5 mil menções) é a categoria mais apreciada pelos usuários digitais, seguida por TV (33,6 mil menções), games (21,6 mil menções artes (20,4 mil menções). Além disso, devido ao fuso horário, que impactou a transmissão ao vivo das competições no Brasil, a madrugada foi o período com mais menções aos Jogos nas redes sociais. A maioria dos usuários (76%) demonstrou alegria em suas publicações.

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Fonte: Brandwatch, Jul 23th to Aug 08th, 2021, Brasil.

“Assim como outros grandes eventos, a Olimpíada de Tóquio foi um marco para a comunicação nas redes sociais. Certamente, a distância nesse período pandêmico foi amenizada pelas interações nas redes. Assim, no último mês, vimos, mais uma vez, a força dessas plataformas na conexão entre diferentes usuários. E saímos do clichê de que o Brasil é (apenas) o País do futebol”, comenta Eduardo Carneiro, diretor geral da Comscore no Brasil.

Esportes com mais apelo nas redes sociais

Outro recorte da análise da Comscore, que analisou também o período pré-Olimpíadas (01/07 a 08/08), aponta que o segmento geral de Esportes manteve o total de ações em torno dos 17 milhões, sendo o Skate a página que mais cresceu em audiência (76%), seguido pela Confederação de Ginástica (28%). Em relação ao total de ações, Ginástica e Skate também foram as páginas com maior crescimento, 966% e 717%, respectivamente. O Surf também teve sucesso nos números de ações, conquistando a 15ª posição no ranking, um aumento de 859% nas postagens sobre o esporte. Enquanto isso, o Basquete perdeu 52% de ações na internet.

Atletas influenciadores

As postagens nas contas sociais dos atletas olímpicos também tiveram grande movimentação. No Brasil, a análise da Comscore indica que Rayssa Leal (Skate) foi a atleta de maior engajamento nas redes sociais, com quase 10 milhões de ações durante as Olimpíadas. Além dela, o Top 10 de atletas influenciadores é composto por Ítalo Ferreira (surf), Douglas Souza (vôlei), Gabriel  Medina (surf), Flávia Saraiva (ginástica artística), Rosamaria Montibeller (vôlei), Alison dos  Santos (atletismo), Pepe Gonçalves (canoagem), Isaquias Queiroz (canoagem) e Bruno Fratus (natação).

Fonte: Shareablee – Power Rankings – BR – Influencers – Athletes – Tokyo20 (23/07 a 08/08) e Pré Olimpíadas (01/07 a 22/07) – Total ações (CP) – Brasil

Overview das plataformas de transmissão

A performance das emissoras oficiais das olimpíadas nas redes sociais bombou, totalizando 50,9 milhões de ações juntas e audiência de 34 milhões de usuários. Entre Globo (GE), SportTV e Band, o número de ações entre as plataformas disparou na média +700%. O SporTV foi a rede que dominou as redes sociais no período de 23 de julho e 8 de agosto 2021, conquistando 65%% das ações. Além disso, a hashtag #OlimpiadasNoSporTV foi a campeã de interações com o público nas redes sociais, somando mais de 33 milhões de ações entre Twitter, Facebook e Instagram.

No Twitter do Globo Esporte (GE), a apresentação de “Baile de Favela”, da Rebeca Andrade, na ginástica olímpica, teve mais de 270 mil ações. Entre os posts de maior destaque está também a publicação que mostra o verdadeiro “espírito olímpico”, representado pelo pódio duplo no salto entre os atletas do Qatar e Itália. Já a BandSports foi a emissora que mais viu crescer o número de ações, um aumento de mais de 1200%.

O relatório completo da Comscore sobre as Olimpíadaspode ser acessado aqui.